Hipotireoidismo subclínico no idoso: quando tratar?
Gabarito: letra E. Em paciente idosa (82 anos), assintomática, com TSH entre 4,5 e 10 mUI/L (7,5 mUI/L), T4 livre normal, anti-TPO negativo e sem comorbidades que justifiquem tratamento, a conduta é expectante — seguimento clínico-laboratorial — pois as evidências atuais não demonstram benefício do tratamento com levotiroxina nesse cenário, e há risco aumentado de fibrilação atrial com a reposição hormonal. Essa abordagem está alinhada com as principais diretrizes de tireoide (ATA, ETA) e com a literatura sobre envelhecimento tireoidiano.
O hipotireoidismo subclínico é definido por TSH elevado (acima do limite superior da referência, tipicamente > 4,0-4,5 mUI/L) com T4 livre normal. A decisão de tratar não é automática: depende da magnitude da elevação do TSH, da presença de sintomas, da positividade de anticorpos (anti-TPO), da idade e de comorbidades. Em idosos, a fisiologia do envelhecimento tireoidiano mostra um deslocamento do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide, com tendência a TSH ligeiramente mais elevado sem doença tireoidiana real — o que torna o limiar para tratamento ainda mais conservador.
As evidências de ensaios clínicos randomizados (como o TRUST trial) não demonstraram benefício do tratamento do hipotireoidismo subclínico em idosos para desfechos como sintomas, fadiga ou função cognitiva. Além disso, o tratamento com levotiroxina nessa faixa etária pode aumentar o risco de fibrilação atrial, especialmente se o TSH for suprimido para valores abaixo do normal. Por isso, a conduta expectante com monitorização periódica do TSH (a cada 6-12 meses) é a mais adequada.
O tratamento com levotiroxina está indicado no hipotireoidismo subclínico quando: TSH > 10 mUI/L (hipotireoidismo subclínico grau 2), presença de sintomas atribuíveis, anti-TPO positivo, gestação, ou em pacientes mais jovens. Em idosos com TSH entre 4,5 e 10 mUI/L, assintomáticos e sem anticorpos, a recomendação é não tratar e apenas acompanhar. A alternativa E captura exatamente essa recomendação, mencionando a ausência de benefício clínico comprovado e o risco de fibrilação atrial.
A pegadinha central desta questão é a tentação de tratar qualquer TSH elevado, especialmente em idosos, sem considerar o contexto clínico. A banca explora a confusão entre "hipotireoidismo subclínico" e "hipotireoidismo franco", e entre as indicações de tratamento em adultos jovens versus idosos. Guarde o critério decisivo: TSH entre 4,5 e 10 mUI/L + assintomático + anti-TPO negativo + idoso = conduta expectante; TSH > 10 mUI/L, sintomas, anti-TPO positivo, gestação ou jovem = tratar.
Alternativa A — ❌ Incorreta
Iniciar levotiroxina em dose plena (1,6 mcg/kg) é inadequado por dois motivos: (1) a dose plena é reservada para hipotireoidismo franco em adultos jovens sem comorbidades; (2) em idosos, mesmo quando o tratamento é indicado, deve-se iniciar com doses baixas (25-50 mcg/dia) e aumentar gradualmente, para evitar eventos cardiovasculares, especialmente arritmias. Além disso, a prevenção de insuficiência cardíaca diastólica não é indicação estabelecida para tratar hipotireoidismo subclínico nesse perfil.
Alternativa B — ❌ Incorreta
Embora a dose baixa (12,5-25 mcg/dia) seja a forma correta de iniciar levotiroxina em idosos quando o tratamento é indicado, o erro está na meta: normalizar o TSH para valores de adulto jovem (0,4-4,5 mUI/L). Em idosos, o objetivo terapêutico é mais conservador, evitando a supressão do TSH, que aumenta o risco de fibrilação atrial. Além disso, a paciente não tem indicação de tratamento, pois é assintomática, anti-TPO negativo e sem comorbidades — tratar apenas para "normalizar" o TSH não é recomendado.
Alternativa C — ❌ Incorreta
A ultrassonografia de tireoide não é necessária para o diagnóstico ou acompanhamento do hipotireoidismo primário, e a decisão de tratar não deve ser baseada em achados ultrassonográficos como bócio multinodular ou textura heterogênea. A presença de bócio ou alterações na USG não é critério para iniciar levotiroxina no hipotireoidismo subclínico assintomático. O exame de imagem não faz parte da avaliação de rotina do hipotireoidismo primário.
Alternativa D — ❌ Incorreta
A suplementação de selênio e zinco não é tratamento para hipotireoidismo subclínico. O selênio é cofator das desiodases (enzimas que convertem T4 em T3), mas não há evidência de benefício clínico na suplementação para pacientes com função tireoidiana alterada, e não substitui a levotiroxina quando indicada. Além disso, a conversão periférica de T4 em T3 não é o problema no hipotireoidismo primário — a produção de T4 pela glândula é que está comprometida. Essa alternativa não tem respaldo científico.
Alternativa E — ✅ Correta ⟵ GABARITO
A conduta expectante é a mais adequada. A paciente tem hipotireoidismo subclínico leve (TSH 7,5 mUI/L, T4 livre normal), é assintomática, anti-TPO negativo e não tem histórico de doença cardiovascular ou depressão — fatores que, se presentes, poderiam justificar tratamento. As evidências atuais (ensaios randomizados) não mostram benefício do tratamento nesse perfil, e a levotiroxina pode aumentar o risco de fibrilação atrial, especialmente em idosos. O seguimento clínico-laboratorial com dosagem periódica de TSH (a cada 6-12 meses) é a recomendação das diretrizes.
Gabarito: letra E